sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Infância...

A infância é um componente muito importante na formação do caráter do ser humano. Ao contrário do que muitos pensam, a infância não é uma simples FASE das nossas vidas, uma coisa que passa, que se supera. É um mecanismo que nos ajuda na formação da estrutura da nossa personalidade. É mais forte na fase infantil, menos presente na adolescência e, infelizmente, pouco presente na fase adulta. Para mais detalhes sobre o funcionamento do cérebro, A infância é caracterizada pelo desenvolvimento do raciocínio topológico espacial e do raciocínio formal indutivo. Aqueles quebra-cabeças feito de arames e barbantes e que consiste em retirar ou passar um anel de um lugar para outro devem ser resolvidos com o Raciocínio Topológico. Depois que a criança entra na escola primária (às vezes antes mesmo nas escolas pré-primárias) começa a ser desenvolvido o raciocínio formal dedutivo. A partir de então, o raciocínio topológico e o formal indutivo são desencorajados até caírem no desuso e no esquecimento. É por isso que o adulto não consegue resolver aqueles quebra-cabeças feitos de aramos e argolas. Os folguedos, as brincadeiras coletivas são os mecanismos onde as pessoas podem praticar o relacionamento inter-pessoal. Nos dias de hoje, até os profissionais de Recursos Humanos adotam essa prática. Chamam-na de Dinâmica de Grupo, mas não passam de brincadeiras coletivas onde as pessoas se interagem com o propósito de conhecerem-se. Dessa forma, brincando, brincando e brincando a criança vai formando a base, a estrutura da sua própria personalidade.

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