terça-feira, 2 de dezembro de 2008
A difícil hora de tirar a chupeta
A finalidade da chupeta é substituir as necessidades de sucção da criança, quando o bebê não está com fome e sente vontade de sugar. Segundo especialistas, o uso da chupeta é desnecessário quando o bebê mama adequadamente no seio da mãe nos primeiros dias de vida.
A empresária Daniela Prata, mãe de Lucas, 4 anos, e Luana, 3, não teve problemas em tirar o hábito de chupar bico de seus filhos. Segundo ela, a chupeta acalma a criança, mas precisa ser controlada pela mãe para que não vire um objeto inseparável da criança.
Ela conta como conseguiu tirar a chupeta dos seus filhos: “O Lucas quando estava com 2 anos, adoeceu, teve várias aftas na boca, com isso eu aproveitei e pedi para que ele jogasse a chupeta fora que eu daria um presente para ele, e assim ele fez. Aproveitei e já tirei a chupeta da minha filha mais nova, que na época tinha 10 meses”.
Lucas costumava carregar um pano e a Luana uma boneca. Quando eles pararam de chupar o bico, se apegaram mais ao pano e à boneca e isso os fez sentir menos falta do velho hábito.
Para a fonoaudióloga Márcia Neisa Ferreira de Castro Pinto, a causa da dependência da chupeta se dá por causa da má alimentação. “A criança não sabe o que é chupeta, na verdade, ela sente a necessidade de sugar e a mãe em vez de entregar o peito ao filho, prefere oferecer a chupeta”, disse.
O bico precisa ser utilizado de forma racional e não deve ser entregue à criança sempre que ela chora ou mostra inquietação. “O bebê que é bem alimentado quando ainda é um recém-nascido rejeita a chupeta quando a mãe tenta acostumá-lo com o objeto”, afirmou a fonoaudióloga.
Ideal é retirar aos 2 anos
Mesmo sendo prejudicial para a criança, a chupeta ainda possui, mesmo que pouco, algum benefício, é o que conta a pediatra Ivana Ribeiro Rocha de Almeida. De acordo com ela, a chupeta ajuda a criança a ter uma melhor sucção, acalma, quando ela apresenta inquietação e facilita a pegada no peito da mãe.
O ideal é que a criança aprenda a diferenciar o bico da chupeta do bico do peito da mãe, pois assim o hábito se torna pequeno e de fácil retirada quando a criança estiver com 2 anos, que é o tempo recomendado pela pediatra para fazer a retirada da chupeta.
Como escolher o melhor modelo
• Escolha uma ortodôntica que entorta menos os dentinhos
• As melhores são de material de silicone
• Precisa ter o bico achatado para não forçar tanto a dentição
• Lembre-se: é preciso trocar a chupeta de dois em dois meses, para que o bico não fique velho e ofereça riscos para a saúde da criança
• Olhe na embalagem a idade recomendada pelo fabricante para o uso da chupeta que você está comprando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário